ADVOGADOS DA CIDADE DE BARBACENA VISITAM INBRADIM
28 de dezembro de 2018
A AOPMBM FAZ CITAÇÃO SOBRE O CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS MILITARES
28 de dezembro de 2018

PMMG PARTICIPA DO CONGRESSO DE CIÊNCIAS MILITARES

PMMG PARTICIPA DO CONGRESSO DE CIÊNCIAS MILITARES

Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) participaram, nesta terça-feira(11), no Clube dos Oficiais da PMMG, em Belo Horizonte, como palestrantes do Congresso Brasileiro sobre Ciências Militares: “Construindo diálogos”. O evento é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Estudo e Pesquisa de Direito Militar (INBRADIM), em conjunto com entidades parceiras, e tem como objetivo despertar o interesse acadêmico sobre as áreas de atuação das Ciências Militares e sua importância para o mundo do conhecimento e desenvolvimento científico.

                                 

Além da Polícia Militar, o Congresso reúne participantes das Forças Armadas, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público, de Entidades Representativas Militares de vários estados,  de comissões de Direito Militar, além de estudantes da área. Participaram da abertura do evento, a Ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, o Presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, General do Exército Brasileiro, Marcio Tadeu Bettéga Bergo, o presidente do Tribunal de Justiça Militar (TJM), Coronel James Ferreira Santos,  o Diretor de Recursos Humanos da PMMG, Coronel Osvaldo de Souza Marques, representando o Comandante-geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, o Presidente do INBRADIM,Tenente-Coronel Murilo Ferreira dos Santos, alunos do Curso de Formação de Oficiais das Academias da PMMG e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, entre outras autoridades.

A programação do Congresso foi divida em dez eixos de debates e incluiu temas como o regramento do direito positivo, direito administrativo militar, ensino militar, sistema de proteção social, meio ambiente, história militar e iniciativas locais que têm demonstrado sucesso no rompimento do ciclo de violência contra a mulher. “ Não há como deixar de discutir estes temas que estão hoje na agenda nacional e a participação de todos os envolvidos no Congresso é  fundamental neste processo”, destacou o Presidente do INBRADIM.

Um dos palestrantes do Congresso, o Coronel Osvaldo  discursou sobre o Direito Administrativo e a gestão de pessoas. “O objetivo foi trabalhar a relação dos princípios constitucionais que informam o Direito Administrativo, entre eles a legalidade, a moralidade, a impessoalidade, a eficiência, a hierarquia e a disciplina, com os valores institucionais e, desta  forma, demonstrar o padrão de atuação do policial militar junto aos anseios da sociedade. De acordo com o Coronel, o Congresso é uma oportunidade de agregar competências técnicas de várias áreas ligadas à segurança pública no intuito de melhorar a prestação de serviços à população.

                                          

O Corregedor da Instituição, Coronel Emerson Mozzer, presidiu a mesa Ciências Militares e Desenvolvimento Sustentável e abordou o tema “Redes sociais, crimes cibernéticos e preservação da hierarquia e disciplina”. “Trata-se de um evento de singular significado, pois, exalta um ramo do Direito ainda pouco explorado em nosso meio jurídico. E o tema em si proporciona o amadurecimento de um fenômeno muito atual e de reflexos futuros para todos nós e especialmente para nossa Corporação”, destacou.

O Major Henrique Chaves Aleixo do Comando de Policiamento Rodoviário (CPMRv) falou sobre a prevenção e repressão qualificada nas rodovias de Minas Gerais sob a responsabilidade do CPMRv.

 

https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/conteudo.action?conteudo=181279&tipoConteudo=noticia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *