A TRIBUNA CASTRENSE é o periódico semestral do Instituto Brasileiro de Estudo e Pesquisa de Direito Militar – INBRADIM. A revista trata de temas variados dentro das questões jurídicas e históricas do Direito e das ciências humanas, oportunizando a doutrinadores, pesquisadores e profissionais a publicação de seus artigos técnicos e científicos em uma das melhores revistas específicas do Brasil, que, por meio da rede mundial de computadores, tem abrangência nacional e internacional.

A TRIBUNA CASTRENSE é o periódico semestral do Instituto Brasileiro de Estudo e Pesquisa de Direito Militar – INBRADIM. A revista trata de temas variados dentro das questões jurídicas e históricas do Direito e das ciências humanas, oportunizando a doutrinadores, pesquisadores e profissionais a publicação de seus artigos técnicos e científicos em uma das melhores revistas específicas do Brasil, que, por meio da rede mundial de computadores, tem abrangência nacional e internacional.

Presidente: Murilo Ferreira dos Santos
Diretora Administrativa: Jhessika Mantesso
Diretor de Projetos, Ensino e Pesquisa: Eder Machado
Diretora Jurídica: Jessica dos Santos Pinto
Coordenadoras do Núcleo de Ensino Virtual e Presencial: Gleisa Calixto Antunes
Revisora: Karla Fernanda de Oliveira Morais

1. Dos textos: Os artigos e produção iconográfica ou audiovisual devem ser inéditos, de responsabilidade de seus autores, e enviados conforme normas estabelecidas pela Revista.
2. Da Quantidade de páginas Serão publicados 08 artigos, com no mínimo 02 (duas) e máximo 04 (páginas) páginas.
3. Do formato dos artigos: Os textos devem ser entregues via e-mail e configurados para papel A4, observando as seguintes indicações:
- margens esquerda e superior, 3 cm; direita e inferior, 2 cm;
- os parágrafos devem ser justificados;
- recuo da primeira linha em 2 cm da margem esquerda;
- espaçamento um e meio (1,5 linha) entre linhas, exceto nas notas de fim;
- a fonte a ser utilizada é a Arial, tamanho 12, exceto nas notas de fim (Arial,10).
4. Da estrutura textual dos Artigos: A estrutura dos textos deve obedecer às normas da ABNT e conter os seguintes elementos:
4.1 Elementos Pré-textuais (nesta ordem):
- Título e subtítulo (se houver), separados por dois pontos;
- Nome do autor, acompanhado de breve currículo que o qualifique na área de conhecimento do artigo, com a respectiva titulação acadêmica e endereço eletrônico;
– Resumo na língua do texto: apresentação concisa dos pontos relevantes do texto, fornecendo elementos que permitam o leitor obter conhecimento prévio sobre o assunto a ser abordado.
O Resumo deve conter de 100 a 250 palavras, em sequência de frases concisas e objetivas e não uma simples enumeração de tópicos. O espaçamento entre linhas é simples.
- Palavras-chave: Palavras simples ou compostas que, além do título, identificam os assuntos tratados separadas por ponto e finalizadas por ponto. O número máximo de palavras-chave são 5 (cinco).
4.2 Elementos textuais:
- Introdução: delimitação do assunto tratado, problema, hipótese, justificativa e objetivos da pesquisa;
- Desenvolvimento: explanação ordenada e pormenorizada do assunto tratado;
- Conclusão: conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses.
4.3 Elementos pós-textuais (nesta ordem):
- Referências das obras consultadas no trabalho em fonte Arial 12; alinhados a esquerda e com espaçamento simples entre linhas.
5. Da estrutura textual do resumo estendido: Os textos devem ser entregues via e-mail inbradim@gmail.com, em formato pdf e word, (e configurados para papel A4, observando as seguintes indicações:
- Título do trabalho.
- Nomes dos autores: até 2 nomes. Nome por extenso, em caixa alta e baixa. Indicar titulações (professor da escola básica, graduando, mestre, doutor, etc.) e telefone e email dos autores(as).
6. Da Normalização
Os artigos devem estar de acordo com as normas técnicas da ABNT necessárias à elaboração dos artigos, quais sejam, NBR 10520, NBR 6022, NBR 6023, NBR 6024, NBR 6027, NBR 6028.
Os artigos que não se ativerem a estas Normas serão encaminhados a seus autores que poderão reenviá-los, desde que efetuadas as modificações necessárias.
7. Dos Direitos Autorais: Não haverá pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração em espécie pela publicação de trabalhos na Revista.
8. Do termo de autorização: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, de acordo com a Lei 9610/98, o autor da produção submetida à revista deve encaminhar o termo de autorização para publicação, devidamente assinado, juntamente com o material a ser publicado, para o Editor da revista. Tal documento autoriza a Revista a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, a produção submetida para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a título de divulgação.
9. Da apreciação dos textos: Os artigos serão submetidos à apreciação do responsável pela revista, a quem cabe o parecer recomendando ou não a publicação.
10. Do Processo de Avaliação: As produções são avaliadas segundo os critérios de originalidade, relevância do tema, consistência teórica/metodológica e contribuição para o conhecimento na área.
11. Do Endereço da Revista: email para contato é inbradim@gmail.com
12. Da disponibilização dos artigos científicos no Repositório Científico: Os artigos selecionados e publicados na Revista poderão ser disponibilizados no site www.inbradim.com.br. Nesse sentido, os autores concedem a todos os usuários do site acesso livre a sua obra. A licença permite a cópia, uso, distribuição, transmissão e exibição pública, e ainda a produção e distribuição de trabalhos dele derivados, em qualquer meio digital, para produção de cópias impressas para seu uso pessoal e com fins acadêmicos, desde que citado a fonte.
13. Da comunicação ao(s) autor(es) sobre o resultado: o(s) autor(es) serão comunicados sobre a decisão do editorial acerca do seu artigo através do email, informado quando da submissão do mesmo.
14. Aquisição da Revista: O autor que obtiver a aprovação de seu artigo obrigar- se-á à aquisição mínima de 10 (dez) exemplares da Revista, a um custo reduzido praticado pela tabela da Editora responsável pela publicação do periódico.
15. Das Disposições Gerais:
a)No caso de fraude comprovada, o artigo será excluído utomaticamente e o INBRADIM terá o direito de selecionar o participante subsequente, conforme a ordem de classificação de colocados definido pela Comissão Editorial, bem como, das medidas legais pertinentes;
b)A tiragem será de até 20.000 exemplares, os quais, distribuir-se-ão para as Instituições Militares, Universidades e Faculdades, alunos e professores do INBRADIM, bibliotecas parceiras e órgãos públicos brasileiros;
c) O Conselho Editorial analisará os Currículos Lattes dos autores nos casos em que ocorrer empate na classificação dos artigos;
d)O ato de inscrição gerará a presunção absoluta de que o autor conhece e que adere às normas, tais como se acham estabelecidas no presente ato;
e) O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade de seus autores e a simples remessa do original para apreciação do Conselho Editorial, implica em autorização para a sua publicação;
f) Os artigos selecionados serão publicados na Revista Tribuna Castrense, no formato impresso, cujo o layout, formato, configuração e diagramação será de responsabilidade do próprio INBRADIM;
g)Os casos omissos serão decididos, conjuntamente, pelo Conselho Editoria.
Belo Horizonte/MG INBRADIM

contato@inbradim.com.br
Fone: (31) 98978-4060 / (31)2514-2130