| Notícias

Por dia 5 pessoas negras foram mortas por policiais em 2021, de acordo com pesquisas.

De acordo com relatório divulgado na quinta-feira dia (17/11/2022) “Pele Alvo: a cor que a polícia apaga”.

Foto representativa das manifestações do black lives matter após uma pessoa negra ser morta por um policial.

Seis a cada dez pessoas que foram mortas por policiais no Brasil em 2021 eram negras. Em algumas regiões do Brasil este número pode ser ainda maior, nos relatórios foi levantado de todos os que foram mortos ano passado, 65% eram negros.

“Apesar de mudanças importantes da sociedade em relação ao racismo, o mesmo não pode ser falado das polícias”, critica realizada por Pablo Nunes coordenador de pesquisas da Rede de Observatórios da Segurança, referindo-se sobre a situação de racismo que ocorre todos os dias e leva a morte de vários jovens negros embora.

Em Salvador e na Bahia a cada dez pessoas uma não era negra, porém em Recife e na capital de Pernambuco todos os que foram mortos por polícias eram pretas ou pardas. Estes dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) pela Rede de Observatórios da Segurança. 

De 3.290 registros de pessoas que foram assassinadas, desses registros 2.154 eram negras e 395 não tiravam raça informada.

A Bahia possui o maior percentual de pessoas negras assassinadas pela polícia contabilizando 97,9% das vítimas, em números exatos de 616 pessoas que perderam suas vidas pela violência policial, 603 eram negras. A cada 24hrs uma pessoa negra ou parda é morta por agentes de segurança. Logo em seguida vem Pernambuco com 96,2% onde a cada quatro dias um negro/pardo morre.

Em contrapartida em São Paulo os casos incidência de letalidade policial, houve diminuição após ser dotado de utilização de câmeras nas fardas. Porém segundo o relatório a maioria dos mortos por policiais são negros contabilizando 68,8%.

O Rio de Janeiro possui a maior diferença em pontos percentuais entre a população negras e as mortas por policiais em 2021, sendo líder em violência policial. De 1214 casos de pessas que foram mortas por policiais em 2021, 87,3% eram negras de acordo com o relatório “Pele Alvo” . Em números concretos isso equivale a 1.060 pessoas negras que foram assassinadas.

Para saber mais sobre o assunto acesse os sites:

https://cesecseguranca.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Pele-alvo-2.pdf

Últimas Notícias:

https://inbradim.com.br/noticias/

Compartilhe!