Em prol do incentivo da pesquisa e do conhecimento o instituto INBRADIM, abraçou a iniciativa do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), juntamente com entidades parceiras e apoiadoras de renome no no âmbito cultural, histórico e educacional nacional e internacional do direito militar.
O projeto é estruturado em 4 segmentos que serão apresentados da seguinte forma:
- Maratona Cultural
- Salão virtual
- Intercâmbio cultural
- Percorrido histórico-cultural
A Maratona Cultural é composta pelo ciclo de palestras com 15 temas diferentes, dentre eles a palestra: Minas Gerais, um projeto de liberdade – da inconfidência à independência, que será apresentada pelo presidente do INBRADIM – Ten. Cel Murilo Ferreira dos Santos.
Ferreira destaca tal importância do projeto e do tema abordado para com a sociedade civil e militar e enaltece a proeminência de Minas na concepção e consolidação dos ideais de liberdade.
” A pesquisa trás a lume os vultos históricos da independência. Homens, mulheres, cidades, evidenciando a notoriedade de cada um neste contexto. Em Minas se respira liberdade. O ideal libertário está intrínseco no DNA do povo montanhês, o povo de Minas, o povo mineiro.”
Ressalta: ” Não há como não excluir Minas Gerais do contexto da independência do Brasil. Primeiros ilustres brasileiros nobres e patriotas, tudo fizeram para que o imperador aqui permanecesse e assim o fizeram. Reavivar estes fatos é despertar a brasilidade tão necessária em tempos tão difíceis.”
Parceria e apoio
Visando reconhecimento e o fortalecimento do projeto, o presidente do instituto e secretária executiva de relações institucionais do INBRADIM, reuniu-se na data de hoje com a excelentíssima Subsecretária de Estado de Turismo, Milena Pedrosa da SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS.
No encontro foi apresentado projeto e proposta de englobar o mesmo ao Via liberdade – Projeto que irá interligar as belezas, as histórias, a cultura e a arte de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal no contexto igualitário do bicentenário do país.
Foi discutido também ações voltadas para mobilização, apoio, e articulação de viabilização da união dos projetos e tal protagonismo.
A parceria entre as instituições veem agregar valores e ideias para ambas em prol da cultura do estado e do pais.
Por: Aline Viana