| Notícias

UFVJM de Teófilo Otoni realiza os primeiros testes de Covid-19

No dia 01 de abril de 2021, a cidade de Teófilo Otoni na região nordeste do estado de minas gerais, celebrou mais um passo importante na luta contra a pandemia.

O laboratório de diagnóstico e biologia molecular da UFVJM – Universidade federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, deu início ao processo de testagem para exames de detecção da Covid-19.

“Os resultados serão processados rapidamente, possibilitando a identificação da doença e imediato início do tratamento. Não há uma agência pública na região que faça isso. A universidade federal saiu na frente neste quesito.” Afirma Juliana Lemes – doutoranda em política social.

O coordenador geral do Comitê técnico, cientifico e multidisciplinar (CTCM) do vale do Jequitinhonha e mucuri, professor Leonel pinheiro em entrevista ao Diário Tribuna,  relata que o laboratório criado a menos de um ano, apresenta nível de segurança três de classificação máxima quatro, está completo e estruturado com equipamentos e pessoal qualificado. E que só depende do recebimento de insumos para ofertar o serviço a população pela rede SUS.

A comunidade poderá contar com a agilidade na entrega de resultados não só da covid-19, mas também de análises de outras doenças demandadas na região. Em fase de calibração o laboratório irá começar com a produção mínima de 50 testes/dia podendo alcançar a capacidade máxima de 150 a 200 testes por dia.

Por: Aline Viana

Imagens: Leonardo Cambuí

Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp